post cover

40 anos após a criação das NRs: o que mudou?

As NRs (Normas Regulamentadoras) são orientações que tem como finalidade garantir a integridade física do trabalhador, evitando doenças e acidentes no ambiente de trabalho. Elas compõem hoje um grupo de 36 Normas que orientam a conduta dos empregadores com a finalidade de providenciar as condições de trabalho necessárias para os trabalhadores.

As primeiras NRs foram aprovadas em 1978. Nesta época o crescimento econômico estava em plena expansão, e o número de trabalhadores informais, principalmente em canteiros de obras acarretavam em inúmeros acidentes por falta de segurança, ocasionando lesões e mortes.

Na década de 70 estima-se que ocorria até 1,4 milhão de acidentes de trabalho. Após a criação e implementação das NRs este número baixou consideravelmente. Hoje a estimativa é de 600mil, ou seja, 8 milhões de acidentes de trabalho e 46 mil mortes foram evitados.



Segunda nota do secretário de Inspeção do Trabalho, no site do Ministério do Trabalho, as Nrs representam um instrumento de grande relevância para prevenir acidentes de trabalho e evitar adoecimento dos trabalhadores:

A atividade de normatização em Saúde e Segurança do Trabalho é uma das principais atribuições da Secretaria de Inspeção do Trabalho pela sua grande contribuição em manter o ambiente laboral saudável e seguro, colaborando inclusive para a redução dos gastos da previdência social”. – Claudio Secchin

Todas as organizações (privadas e públicas) que possuem trabalhadores celetistas (no regime da CLT) deverão observar e seguir as orientações das Normas Regulamentadoras.

Saber que tantas mortes e acidentes foram evitados nos últimos 40 anos já é um motivo de comemoração para todos nós, uma grande conquista para todos os trabalhadores.

Se a sua empresa tem alto índice de acidentes de trabalho, afastamento por doenças ou lesões, esta na hora de promover treinamentos e ampliar o conhecimento sobre as NRs. A Alpifire possuí equipe de especialistas para treinar os trabalhadores e melhorar o ambiente de trabalho evitando inúmeros problemas futuros.

Investir na qualidade de vida dos trabalhadores é uma necessidade, pense nisso!

*Dados estatisticos e Imagem – fonte: Site Ministério do trabalho